Joelho

localizacaoRua Coronel Irineu de Castro, 43 - CJ 1102

(11) 2672-2024 / (11) 2076-1069

Joelho

O que é?

A Artrite é um tipo de inflamação que ocorre em várias das articulações de nosso corpo sendo o joelho frequentemente acometido. Os principais sintomas são intensa dor no joelho, inchaço e rigidez, dificultando atividades normais do dia a dia e muitas vezes até impedindo a pessoa de se movimentar.

O joelho é formado pela extremidade inferior do fêmur (o osso da coxa), com a extremidade superior da tíbia (osso inferior das pernas) e a patela. A articulação é revestida por cartilagem e juntamente com o líquido sinovial, são responsáveis por diminuir os atritos e sobrecarga da articulação durante a sua movimentação e sustentação. A Artrite ataca diretamente essas duas últimas estruturas citadas, causando não apenas problemas articulares mas também alterações sistêmicas (outros órgãos e sistemas do corpo).

Existem mais de cem tipos diferentes de Artrite, sendo a Reumatoide uma das principais. A Artrite Reumatoide no Joelho é uma doença ou inflamação crônica e autoimune que pode atacar somente um ou os dois joelhos simultaneamente.

É importante ressaltar que a Artrite no joelho não tem cura, mas que existem várias opções de tratamento que permitem amenizar a dor e devolver a mobilidade ao paciente – inclusive por meios cirúrgicos que substituem totalmente a articulação, chamados de Artroplastia Total do Joelho.

Quais as causas?

A Artrite reumatoide no joelho é uma doença autoimune, o que significa que é provocada pelo próprio sistema imunológico do paciente, que ataca e danifica a articulação ou, mais especificamente, as cartilagens e o líquido sinovial. Esse efeito é o que traz a dor no joelho e a rigidez.

A causa exata pode ou não ser identificada no diagnóstico, já que muitas vezes ela não possui tanta influência no tratamento a ser seguido. Apesar disso, o médico sempre levantará questões como histórico familiar do paciente, outras possíveis inflamações e infecções e demais informações que julgue serem importantes.

Quem faz parte do grupo de risco?

Pessoas com parentes próximos na família com casos de Artrite Reumatoide. Mulheres no geral também devem ficar atentas, já que a Artrite Reumatoide no Joelho costuma afetá-las três vezes mais do que homens.

Quais os sintomas?

A doença costuma causar uma intensa dor no joelho inflamado, que pode ainda evoluir gradativamente com o tempo. Pode haver edema e rigidez na articulação, dificultando movimentos normais do dia a dia e até mesmo o exercício básico de dobrar ou esticar o joelho, sensação de fraqueza, fadiga e febre.

Por causa dos fragmentos de cartilagem destruídos presentes na articulação, é possível ainda que o paciente tenha sensação de travamento ou perceba algum corpo livre flutuando e se movimentando dentro da articulação do joelho.

Como é feito o diagnóstico?

O paciente deve procurar por um médico ortopedista ou reumatologista logo ao sentir os primeiros sintomas, perceber insistência da dor ou certa evolução. Quanto antes a Artrite no joelho for identificada e mais rápido for iniciado o tratamento, maiores são as chances de recuperação.

No primeiro momento, o médico questionará sobre histórico familiar e também histórico de doenças e possíveis inflamações do próprio paciente. É importante, nessa hora, relatar todos os sintomas – mesmo os que podem estar ligados a outras condições já diagnosticadas.

Depois, o profissional realizará um exame físico, verificando possíveis inchaços, limitações nos movimentos e temperatura nas duas articulações. Não existem exames mais específicos para identificar a Artrite, mas é possível que o médico solicite exames de imagens e até de sangue a fim de descartar outros diagnósticos.

Quais são as formas de tratamento disponíveis?

O tratamento tem como objetivo controlar os sintomas e devolver mobilidade e qualidade de vida ao paciente. É comum que o médico inicie o tratamento por meio de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e os chamados de “Drogas Modificadoras do Curso da Doença”, que agem diretamente no sistema imunológico e impedem a doença de continuar progredindo. Esse tratamento é feito pelo médico Reumatologista, ficando ao médico Ortopedista especialista em joelho, o tratamento da repercussão da doença na articulação.

O tratamento conservador das alterações da artrite reumatoide no joelho são: hábitos mais saudáveis, alimentação supervisionada, pratica de alongamentos e exercícios físicos com leve impacto (sempre com a ajuda e orientação de profissionais).

A cirurgia ou Artroplastia Total do Joelho são recomendadas quando não há uma resposta satisfatória do tratamento conservador e por meio dos medicamentos ou quando existe uma destruição importante da articulação com deformidade do joelho.

Horário de atendimento

Dr. Luiz Cláudio L. Rodrigues

segunda-feira 8:00 as 12:00 e das 19:30 as 21:00
terça-feira 8:00 as 12:00 e das 19:30 as 21:00
quarta-feira 19:30 as 21:00
quinta-feira 19:30 as 21:00
sexta-feira 8:00 as 12:00

Horário de atendimento

Dr. Luciano Peres

segunda-feira 15:30 as 17:00
terça-feira 19:00 as 20:00
quarta-feira 15:30 as 17:00
sexta-feira 15:30 as 17:00

Responsável Técnico

Dr. Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues
CRM: 105944
Ortopedia - Coluna