Coluna

localizacaoRua Coronel Irineu de Castro, 43 - CJ 1102

(11) 2672-2024 / (11) 2076-1069

Coluna

O que é?

A artrose é uma doença degenerativa causada pelo desgaste dos tecidos que revestem as articulações, chamados de cartilagens. A Artrose na Coluna, também conhecida como espondilose (termo que caracteriza não só a artrose, mas também outras degenerações na região), podem atingir uma ou mais localizações da coluna. Sendo assim, o paciente pode apresentar artrose cervical, artrose torácica e artrose lombar, mas como se trata de uma doença relacionada ao desenvolvimento, o mais comum que o processo aconteça em todos os segmentos.

A Artrose na Coluna não tem cura, mas diversos tratamentos podem ajudar a amenizar os sintomas, diminuir a velocidade de progressão além de proporcionar qualidade de vida para a pessoa que possui a doença.

Quais as causas da Artrose na Coluna?

A principal causa da Artrose na Coluna é o envelhecimento, devido ao desgaste natural das articulações. No entanto, existem outros fatores que resultam na doença:

  • Excesso de exercícios físicos e sem supervisão correta;
  • Movimentos repetitivos;
  • Pré-disposição genética;
  • Traumatismo;
  • Má postura crônica;
  • Obesidade.
  • Tabagismo

Profissionais que passam muito tempo em posições de risco (sentados ou curvados, por exemplo) também podem desenvolver a doença com mais facilidade, como taxistas, motoristas de transportes coletivos e trabalhadores rurais, principalmente quando relacionado ao sedentarismo.

Apesar de ser mais comum em idosos, a Artrose na Coluna também pode acometer pacientes jovens. A diferença é que, nessas pessoas, os sintomas podem demorar a se manifestar, possibilitando a detecção da doença apenas anos mais tarde.

Quais os sintomas?

A dor e a rigidez, são os principais sintomas da Artrose na Coluna, mas eles podem variar de acordo com a região afetada.

Artrose Cervical

Os pacientes que apresentam artrose na coluna cervical podem apresentar Cervicalgia (dor na região do pescoço), torcicolo e dor que irradia para ombros, mãos, braços e escápulas. Em alguns casos, pode ocorrer formigamento ou dormência na região do pescoço, ombros e em casos mais severos chegar as mãos e os dedos.

Artrose Lombar ou Dorsal

Essa é uma das regiões que mais apresenta Artrose na Coluna. Isso acontece por conta da alta mobilidade e também por ser um local que suporta o peso do corpo humano.

Os pacientes que apresentam Artrose Lombar costumam ser mais velhos e se queixam de dor nas costas (Lombalgia) e rigidez na área. Também é comum o surgimento de dor ciática e dificuldade para se movimentar.

Artrose Torácica

Essa é a região menos atingida e que causa menos sintomas. Ainda assim, os pacientes podem apresentar dor no local e irradiação dessa dor para as costelas, porem ser um segmento com pouca mobilidade os sintomas costumam ser mais sutis.

Como é feito o diagnóstico?

Dores na coluna não devem ser ignoradas ou encaradas como “normais”. O primeiro passo para um diagnóstico assertivo é procurar um médico especialista em coluna.

O especialista fará uma série de perguntas para conhecer os sintomas do paciente, um exame clínico e, depois, partirá para os exames de imagem necessários (radiografia, ressonância magnética e em casos mais específicos poderá ser necessário a tomografia computadorizada). Em alguns casos, o especialista pode solicitar mais exames, como os de sangue, para descartar outras doenças que podem ter causas semelhantes às da artrose.

Vale lembrar que o processo de Artrose na Coluna também esta associado a presença de Hérnia de Disco e a formação de osteófitos, os “bicos de papagaio”.

Tratamento

A Artrose na Coluna é uma doença degenerativa e não tem cura, mas com o diagnóstico correto, o médico pode indicar o melhor tratamento para aliviar os sintomas e diminuir os riscos de complicações.

Em geral, a Artrose na Coluna é tratada com uma combinação de fisioterapia, exercícios orientados e medicamentos. No período de tratamento, é importante evitar peso e ficar atento para evitar posturas incorretas que possam agravar o quadro.

Em casa, o paciente pode procurar repousar, fazer compressas de bolsa morna e usar um travesseiro no meio das pernas para dormir (no caso das Artroses Lombares). Pilates também pode ser boa indicações (nesse caso é importante conversar com o médico para conhecer os benefícios e saber se é o tratamento mais indicado para o caso).

Raramente as cirurgias são indicadas para tratar Artrose na Coluna, mas, em alguns casos, o procedimento pode ocorrer para descomprimir nervos e estabilizar a coluna.

Prevenção

Grande parte da população mundial vai apresentar, em menor ou maior escala, Artrose na Coluna. Por isso, uma das dicas mais preciosas é a prevenção.

Exercícios de fortalecimento com orientação profissional, natação, exercícios de isometria, cuidados para não permanecer muito tempo em posturas de risco, uso de calçados confortáveis e controle de peso, estão entre as principais dicas para quem quer evitar desconfortos no futuro.

É importante também observar com frequência as condições dos colchões e cadeiras usados no dia a dia – ambos devem estar firmes.

Raio-X evidenciando artrose das articulações (setas) e artrose com desgaste do disco ( circulo).

Horário de atendimento

Dr. Luiz Cláudio L. Rodrigues

segunda-feira 8:00 as 12:00 e das 19:30 as 21:00
terça-feira 8:00 as 12:00 e das 19:30 as 21:00
quarta-feira 19:30 as 21:00
quinta-feira 19:30 as 21:00
sexta-feira 8:00 as 12:00

Horário de atendimento

Dr. Luciano Peres

segunda-feira 15:30 as 17:00
terça-feira 19:00 as 20:00
quarta-feira 15:30 as 17:00
sexta-feira 15:30 as 17:00

Responsável Técnico

Dr. Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues
CRM: 105944
Ortopedia - Coluna